Tratamento Neuroevolutivo Bobath
O Conceito Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do individuo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, (incluindo tônus muscular e padrões de movimento) funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC – Sistema Nervoso Central. (Mayston, EBTA 2004).
O tratamento neuro-evolutivo Bobath, é baseado no trabalho do Dr. Karel e Berta Bobath, voltado a trabalhar com crianças PC e suas desordens de movimento. Essa era uma noção inovadora nos anos 40 e 50 quando problemas de movimento eram avaliados e tratados com métodos periféricos de alongamento muscular individual, força e reeducação.
Desde sua concepção, a filosofia Bobath tem crescido e se desenvolvido quando novos entendimentos do movimento e controle de movimento têm surgido.
Os Bobaths descreveram sua forma de encarar o método como: ”Não é um método, mas sim um conceito de vida.... uma forma de lidar com esse tipo de problema”. Em um artigo mais recente, os Bobaths declararam: “Desde que começamos nosso tratamento em 1943, temos aprendido constantemente, e a experiência tem nos ensinado a mudar nosso enfoque e nossa ênfase em certos aspectos do tratamento”. Aqueles que abraçam a filosofia Bobath hoje estão continuando no crescimento do “conceito de vida”. (Bly, L., 1991, Pediatric Physical Terapy).
O Conceito Neuroevolutivo Bobath, desenvolvido por Mrs. Berta e Dr. Karel Bobath, Londres, Inglaterra, é praticado no mundo todo desde 1950 e vem, desde então, evoluindo e se aprimorando, como os estudos desenvolvidos em crianças jovens e bebês, por Mrs. Mary Quinton, fisioterapeuta e Dra. E. Köng, Pediatra, de Berna, Suiça.
Nas décadas de 60, após terem feito o Curso com Berta Bobath, em Londres. Mary Quinton, fisioterapeuta, e Dra. E. Köng, pediatra, iniciaram treinamento com terapeutas na Suiça, com Abordagem de Tratamento Neuro-evolutivo (Bobath). A ênfase de seu trabalho foi com bebês, para observar se era possível prevenir as deformidades incapacitantes de uma paralisia cerebral que era visto mais tarde. Desde cedo, Mary Quinton, pioneira no tratamento de bebês, com suporte e liderança da Dra. E. Köng, tornou o conceito do tratamento precoce efetivo para muitos terapeutas e médicos do mundo todo. Seu trabalho mudou substancialmente a compreensão da importância do tratamento precoce e tem demonstrado por muitas e muitas vezes sua habilidade para mudar a qualidade da vida dos bebês de risco e mesmo com bebês com padrões de movimento anormais. Em 2000 recebeu o premio de prestigio, homenagem de Sunshine Medal, pelo Dr. Helbrugge da Alemanha. Sua expressão única do conceito e sua capacidade intuitiva em tratar o bebê, tornou-se um do mais influente terapeuta do século vinte. (clinicians view, 2002).