A marcha é uma habilidade altamente complexa, compostas por uma sequência de movimentos específicos e cíclicos, promovendo um deslocamento eficiente e suave do indivíduo. A conquista da marcha proporciona novas experiencias, melhorando o desenvolvimento motor e cognitivo.
O Treinamento Locomotor é uma abordagem da fisioterapia que prioriza aquisição ou aprimoramento da marcha, consistindo em condutas que estejam relacionadas ao objetivo estabelecido (melhora da mobilidade das articulações, fortalecimento muscular e aumento de resistência muscular entre outros) e uso de esteira específica com mecanismo de suspensão de peso corporal (guincho, balança e colete) que permite alívio do peso da criança e consequente facilitação do treino de marcha com alinhamento adequado e maior eficiência. A suspensão do peso corporal é feita conforme necessidade de cada individuo e a porcentagem de suspensão pode ser diminuída com evolução do tratamento. Além da suspensão, existem outras formas de progressão do atendimento, como tempo de treino na esteira, velocidade, distancia percorrida, inclinação , sentido da esteira.
Dessa forma o treinamento é uma terapia para crianças que possuem alguma dificuldade ou alteração da marcha devido sequelas neurológicas como paralisia cerebral, síndrome de down, milelomeningocele, lesão medular, acidente vascular encefálico (AVE / AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), Parkinson, entre outros.